O amor de pai e mãe é incomparável quando se trata de seus filhos, e quando os filhos demonstram necessidades específicas, os pais fazem o melhor para aprender e se adaptar. Para as mães Suzana Fares, Lidiane Jacomini e Estela Costa, esse sentimento soa verdadeiro. Nos últimos dois anos, eles fizeram cursos virtuais oferecidos pela Academia Perkins Internacional (PIA). Agora, elas estão prontas para receber sua certificação oficial da Perkins.
Suzana, mãe do Pedro
Minha motivação foi o Pedro, trocar informações sobre como intervir, como lidar com diferentes aspectos que me ajudariam no dia a dia com meu filho.
Acredito que não apenas os educadores, mas se os pais de crianças com deficiência múltipla tivessem essa oportunidade de acessar cursos como os da Academia Perkins, o avanço na educação especial e inclusiva seria excepcionalmente grande.
Hoje, Suzana apoia o Programa de Intervenção Precoce na Ahimsa.
Lidiane, mãe de Micaella e Lucas
Sou mãe de cinco filhos e há cinco anos me tornei mãe de uma menina com surdocegueira congênita total, com outras coisinhas, e há um ano me tornei mãe de um bebê monocular com diagnóstico em investigação.
Minha motivação para fazer este curso é a sede de conhecimento, buscar orientação para mim e quem sabe ajudar outros que, como eu, possam entender como a pluralidade do ser (humano) é libertadora quando se tem ferramentas adequadas e pessoas motivadas. Hoje, mais do que conhecer estratégias que ajudem na minha jornada de vida, é estar em um coletivo que acredita no potencial e que vê na singularidade do ser humano um universo de possibilidades!”
Hoje, Lidiane é ativista em surdocegueira e usa a certificação para ajudar outros pais com experiências semelhantes, como coordenadora familiar para Perkins no Brasil. Ela criou um grupo de apoio, um coletivo chamado Nem Guerreiras, Nem Tadinhas (nemgnemt).
Estela, mãe de Daviy
Minha motivação sempre foi o Davi, desde que ele nasceu e assim que descobri todas as suas perdas – auditiva, visual e motora (além da Síndrome de West), procurei não me fechar no meu mundo e procurei entrar nesse novo universo que David está me apresentando.
Fui em busca de informações, pessoas e instituições que pudessem me ajudar a tentar entender e entrar no mundo do meu filho. Foi quando fui convidado e desafiado a fazer o curso da Academia Perkins. Este curso abriu para mim novos horizontes e novos conhecimentos, me proporcionou uma melhor compreensão de como é a vida do Davi e principalmente como posso entrar neste mundo tão restrito que é o dele e como me comunicar eficientemente com o meu filho.
Aprendi que todos podem aprender qualquer que seja sua deficiência e que todas as crianças merecem ter oportunidades. Faço curso de Pedagogia, pois durante o curso da Academia Perkins, senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos e poder ajudar e compartilhar com outras pessoas tudo o que aprendi nesse período do curso. Gostaria de agradecer imensamente a Perkins por esta grande oportunidade.” Hoje, Estela apoia o Programa de Intervenção Precoce na Ahimsa e estuda para se tornar professora.
Sobre a Academia Perkins Internacional
Por 200 anos, a Perkins School for the Blind é líder global na educação de crianças com deficiência múltipla e deficiência visual. Os cursos da Academia Perkins Internacional (PIA) são projetados para dar a mais crianças em todo o mundo acesso a professores formados pela Perkins. Os participantes ganham certificados que demonstram sua competência no conhecimento e habilidades necessárias para oferecer serviços de educação especial de alta qualidade.
Para obter mais informações sobre o curso e como concluir sua certificação como Suzana, Estela e Lidiane, entre em contato conosco.