,

Um novo sonho

João Pedro é um estudante de 18 anos do ensino regular da Escola Estadual Beira Rio, uma escola rural, próxima a Palmas, capital do estado do Tocantins, Brasil. João Pedro tem microcefalia e baixa visão.

Foto de Joao con su mama y su hermano menor

Roseni, mãe de João Pedro, refere-se à sua história como uma história de muitas lutas. Inicialmente com a busca de diagnósticos, prognósticos, orientações e tratamentos relacionados à saúde do filho e, posteriormente, com a escolaridade. Ela conta que teve que lutar pelo direito dele de estudar em uma escola regular no início da escolarização e lutou porque sempre acreditou que ele é um menino que pode aprender, como toda criança no mundo.

Ela também nos conta que ao longo dos anos tem encontrado muitas dificuldades em relação ao despreparo de professores e escolas para entender e ensinar seu filho, mas que essa realidade vem mudando na Escola Beira Rio desde o início, em 2019, da parceria entre a Perkins Internacional e a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Agora os professores podem entender as necessidades e potencialidades de João Pedro, podem traçar um plano educacional individualizado adequado e trabalhar com o alinhamento do currículo. Podem também preparar atividades adequadas com materiais acessíveis ao aluno e apoiar a família no estudo com ele em casa neste momento de ensino à distância.

No início do projeto, quando Roseni foi questionada sobre o futuro do filho, ela disse que nunca o deixaria ir para uma universidade porque não acreditava que ele pudesse fazer isso sem apoio, ela disse que não conseguia imaginá-lo estudando em uma universidade.

João Pedro adora música, adora tocar instrumentos musicais e cantar, e tem realmente um excelente ouvido para música.

Uma das ações que o Perkins Internacional propôs ao João Pedro, à sua família e à escola foi traçar um Plano Futuro Pessoal, pensando que ele já tem 18 anos e devemos apoiá-lo e à sua família a pensar no futuro. Muitas pessoas convidadas pela família participaram dos encontros com João Pedro. Discutimos e refletimos sobre que ele gosta, quais são seus desejos e sonhos, os desejos e sonhos da família, as habilidades que precisará para alcançar o que deseja etc. Ele disse que quer ser cantor e conversamos sobre os passos para se tornar um bom cantor, as disciplinas nas quais mais precisamos nos dedicar, cursos em escolas de música e em universidades.

Quando finalizamos o processo de construção do Plano Futuro Pessoal, o secretário da Escola Beira Rio conseguiu uma bolsa para João Pedro em uma escola de música em Palmas, Tocantins. Assim, ele começou a estudar música de maneira mais formal, e as duas escolas trabalham juntas, em colaboração, apoiando-se mutuamente nos conteúdos curriculares, estratégias de ensino, adaptações etc. Ele está cada vez melhor e a mãe está muito orgulhosa do seu progresso.

Há poucas semanas, quando a mãe foi questionada novamente sobre o futuro do filho, ela respondeu: “Eu o vejo indo para a universidade em Goiânia (capital do estado vizinho) para estudar música, agora entendi que ele pode fazer isso, é isso que ele deseja e eu irei apoiá-lo!”

COMPARTE ESTE ARTICULO

Traducir »