Alcançar qualquer meta significativa na vida requer algum grau de planejamento. Para os alunos com deficiência, a meta de transição para a vida adulta não é exceção. Embora esses alunos encontrem mais adversidades nesse estágio de transição da vida, essas adversidades não precisam impedi-los de se tornarem adultos bem-sucedidos.
Os pesquisadores de educação especial Luís Fânzeres, Anabela Cruz Santos e Sofia Santos defendem isso em seu artigo sobre Planos de Transição Individualizados (ITP). Esse plano é personalizado para cada aluno com base em suas capacidades e metas futuras, e é continuamente ajustado conforme necessário para ajudar os alunos a atingir essas metas.
Embora seu trabalho se baseie em pesquisas realizadas em Portugal, o ITP é um dos muitos conceitos semelhantes pesquisados em toda a Europa como um método fundamental para orientar os alunos com deficiência na vida adulta. Leia o artigo a seguir para entender melhor o valor dos ITPs para crianças com deficiências, a fim de que elas possam chegar a uma vida adulta plena.